quarta-feira, 29 de julho de 2009

Deu certo!!!

Pela antiga postagem que dizia o que fazer com as incógnitas garrafas pet, mostrei instruções de como fazer um puff delas, e deu certo!! Tentem fazer pois não é perda de tempo e sim ganho de natureza!

sábado, 25 de julho de 2009

Uma bela alternativa para a indesejáveis garrafas pet: "Reciclarte- Faça do lixo uma arte."

A produção de lixo é milenar. No estágio inicial da vida humana no planeta, o homem vivia de forma integrada ao seu ecossistema, sem preocupação com seus resíduos, pois estes eram orgânicos e sua decomposição era natural. Hoje, grande parte do nosso “lixo” é constituída de produtos industrializados, como vidros, papéis, metais e plásticos, que não são reabsorvidos facilmente pela natureza. Desta forma, a reciclagem é o caminho ecologicamente correto que devemos seguir, pois assim estaremos contribuindo para minimizar a poluição do solo, do ar e reduzir a exploração de recursos naturais como árvores e minerais.
As Oficinas de Artesanato e Reciclagem têm caráter educativo e social, objetivando conscientizar a comunidade sobre a importância sócio-ambiental da coleta seletiva de lixo; a informação sobre o tempo de vida de cada resíduo e o seu aproveitamento para confecção de peças artesanais; a produção de obras artesanais com finalidade artística e também funcional, e a demonstração de que o reaproveitamento dos resíduos reciclados pode ser um bom negócio..
Nossa proposta é que os Grupos Escoteiros utilizem o dia reservado para o Mutirão de Ação Ecológica na montagem de oficinas de reciclagem, que resultem em bons produtos e bons resultados educativos. Com um pouco de organização e preparo pode-se fazer com que estas oficinas sejam um caminho para a realização de novos sonhos e empreendimentos, através da transformação de seu LIXO em ARTE.



Sugestões de produtos:

PUFF REDONDO

MATERIAL UTILIZADO:
tesoura
28 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
1 rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar

MONTAGEM:
1.Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 28 garrafas.
2.14 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3.Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 14 garrafas.
4.As outras 14 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5.Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o pufe. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Formar 2 duplas.
6.Unir estas duas duplas uma em cima da outra prendendo também com a fita. Observe se os bicos estão na mesma direção. Com este procedimento teremos o centro do pufe.
7.Vamos trabalhar agora com uma peça de cada vez. Prender uma peça no centro do pufe dando sempre 3 voltas com a fita adesiva. Ir fazendo este procedimento com as nove garrafas restantes, mas uma de cada vez. Ao final do trabalho teremos o pufe redondo.
8.O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente. Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
9.Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais.
10.Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc.

POLTRONA DE GARRAFA (PET)

MATERIAL UTILIZADO:
tesoura
136 garrafas de PET (garrafas de refrigerantes da mesma marca)
rolo de fita adesiva transparente (fita utilizada para fechar caixas de papelão)
cola branca rótulo azul (cascorez) ou cola de contato (sapateiro)
papelão
espuma de 3cm de espessura
tecido para estofar
MONTAGEM:
1-Retire o rótulo, lave e seque muito bem as 136 garrafas.
2-32 garrafas sem as tampas serão cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveite a marca que a própria garrafa já possui e faça nesta marca o corte, se utilizar outra marca de refrigerante medir da tampa em direção ao meio da garrafa 13 cm, marcar com caneta hidrocor e fazer o corte separando a garrafa em duas partes.
3-Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 16 garrafas.
4-As outras 16 garrafas inteiras e tampadas deverão ser encaixadas uma a uma dentro de cada garrafa cortada. Tome o cuidado de fazer a mesma pressão em todas elas para as peças ficarem do mesmo tamanho.
5-Agora chegou a vez de prender as garrafas para formar o assento. Junte no mesmo sentido duas peças montadas, isto é, bico com bico e prenda-as com a fita adesiva dando 3 voltas na mesma direção. Esta fita deverá ser presa com uma certa pressão, pois assim as garrafas ficarão bem presas. Forma-se então 8 duplas.
6-Juntar novamente as duplas em dois em dois, passar a fita adesiva. Não esqueça de colocar as duplas no mesmo sentido. Feito isto teremos 4 grupos de quatro peças.
7-Coloque um grupo sobre o outro e passe a fita adesiva, fazer este processo até o quarto grupo de garrafas. Está pronta a estrutura.
8-O lado do pufe que ficará no chão é do lado do bico, pois é mais resistente.
9-Iremos agora confeccionar os braços da poltrona. Utilizar 40 garrafas limpas e secas, 8 garrafas ficarão inteiras e com as tampas, 32 garrafas deverão ser cortadas. Se utilizar garrafas de coca-cola aproveitar a própria marcação da garrafa e fazer o corte, se for garrafas lisas medir 13cm e cortar.
10-Encaixe a parte de cima (com o bico) dentro do corpo da garrafa. O bico deverá encostar no fundo da garrafa. Fazer este processo com as 32 garrafas.
11-Para montar cada peça, encaixar 4 garrafas cortadas uma dentro da outra e finalizar com uma garrafa inteira. Com este procedimento teremos no final 8 peças que serão os braços (4 para cada lado).
12-Juntar agora duas em duas as peças, prendê-las com a fita.
13-Prender as duplas formando 4 peças. Estão prontos os braços.
14-Utilize um grupo de 4 peças na lateral do assento e prenda-o também com a fita adesiva.
15-Faça o mesmo procedimento do outro lado.
16-Confeccionaremos o encosto da poltrona. Utilize as 64 garrafas restantes. 60 garrafas serão cortadas e 4 permanecerão inteiras e com as tampas.
17- Para cortá-las e montá-las utilizar o procedimento do braço.
18-Prender o encosto utilizando também a fita. Está pronta a poltrona, falta agora estofá-la.
19 - Para montar o assento utilize o papelão colando-o nas garrafas.
20- Cole sobre o papelão a espuma. Se desejar pode colar também a espuma nas laterais, encosto e braços
21- Por último, faça uma capa com o tecido e encape o pufe. Pode também utilizar juta, courino, jeans, etc.

PORTA-TRECO

MATERIAL UTILIZADO:
1 garrafa de refrigerante de 2 litros (Coca-cola).
tesoura.

MONTAGEM:
1.Retirar o rótulo, lavar e secar bem a garrafa.
2.Cortar com a tesoura em cima da 2ª marca da garrafa. Utilizaremos somente esta parte.
3.Marcar 5cm e cortar em direção ao fundo da garrafa nos gomos.
4.Cortar um gomo e pular o outro, serão cortados apenas 5 gomos.
5.Vincar dobrando os cortes, estes vincos será a tampa do porta-treco.


Por enquanto é só, aproveitem!

Fonte:http://www.ueb-df.org.br/artigo.asp?art=81 (União dos Escoteiros do Brasil).

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que você pensa a respeito dos políticos quanto ao meio ambiente?

Deixe seu comentário de indignação aqui e instale o aplicativo do Globo Amazônia que permite contestar conta o desmatamento.
Aqui está o site onde você verá o aplicativo : http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL883891-16052,00.html

Os dez mandamentos para um mundo mais verde.

1) Pesquise
É importante descobrir se o fabricante tem preocupações com o ambiente e se recolherá as peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilidade. Esta lista do Greenpeace classifica as companhias, de acordo com iniciativas ligadas ao ambiente.



2) Prolongue
Você não precisa trocar de celular todos os anos ou comprar um computador com essa mesma freqüência. Quanto mais eletrônicos adquirir, maior será a quantidade de lixo eletrônico. Por isso, cuide bem de seus produtos e aprenda a evitar os constantes apelos de troca.



3) Doe
Caso seja realmente necessário comprar um novo eletrônico quando o seu ainda estiver funcionando, doe para alguém que vá usá-lo. Dessa forma, ainda é possível prolongar a vida útil do aparelho e a pessoa que recebê-lo não precisará comprar um novo.



4) Recicle
Os grandes fabricantes de eletrônicos oferecem programas de reciclagem. Antes de jogar aquele monitor estragado no lixo, entre em contato com a empresa (via internet ou central de atendimento telefônico) e pergunte onde as peças são coletadas. Muitas assistências também coletam esse material.



5) Substitua
Procure sempre fazer mais com menos. Produtos que agregam várias funções, como uma multifuncional, consomem menos energia do que cada aparelho usado separadamente. Também vale minimizar o uso de recursos ligados ao ambiente: para que imprimir, se dá para ler na tela?



6) Informe-se
O usuário de tecnologia deve ser adepto ao consumo responsável, sabendo as conseqüências que seus bens causam ao ambiente. Por isso, é importante estar atento ao assunto - somente assim será possível eliminar hábitos ruins e tomar atitudes que minimizem o impacto do lixo eletrônico.



7) Opte pelo original
As empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente ou se responsabilizam pelas peças comercializadas, depois que sua vida útil chega ao fim. Por isso, é sempre importante comprar eletrônicos originais.



8) Pague
Os produtos dos fabricantes que oferecem programas de preservação ambiental podem ser mais caros -- isso porque parte dos gastos com essas iniciativas pode ser repassada para o consumidor. A diferença de preço não chega a níveis absurdos e por isso, vale a pena optar pela alternativa “verde”.



9) Economize energia
Na hora de comprar um eletrônico, opte pelo produto que consome menos energia. Além disso, o consumidor consciente deve usar fontes de energia limpa (como a solar) sempre que possível.



10) Mobilize
É importante passar informações sobre lixo eletrônico para frente, pois muitos usuários de tecnologia não se dão conta do tamanho do problema. Divulgue, mas evite aqueles discursos inflados e catastróficos dos “ecochatos”, que não são nada populares.

O que fazer com as caixas de pizza que sobraram??


Queijo derretido, azeitonas pretas e aquele cheiro maravilhoso... O Brasil é o segundo país que mais consome pizzas no mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e não há nada de errado nisso – pecado, aliás, seria não comê-las! Mas e depois que você já forrou o estômago?

O que faz com as caixas de pizza vazias? Jogar no lixo seria a resposta mais óbvia – e insustentável –, mas isso está mudando com a invenção do designer brasileiro Constantino Kostakis. Acostumado a comer pizza pelo menos duas vezes por semana, ele cansou de produzir tanto lixo e criou embalagens que, depois de utilizadas, podem servir como brincadeira de criança.Seguindo a mesma linha dos cupons promocionais, as tampas das pizzas vêm cheias de linhas pontilhadas. Basta destacá-las, seguir as instruções que estão na lateral da caixa e pronto! O papelão, que em 20 minutos estaria na lata do lixo, se transforma em quebra-cabeças, formigas e até dinossauros, que podem ser montados e desmontados a qualquer hora. Além de diminuir a produção de resíduos, a brincadeira estimula o raciocínio das crianças.

O invento está sendo comercializado em todo o Brasil e fora dele também – nos EUA, Japão e Europa. Agora, além de decidir o sabor da pizza, vamos ter que escolher, também, qual modelo de brinquedo queremos na caixa!
Fonte:Revista Super Interessante

domingo, 24 de maio de 2009

& melhores sites ecologicos testados e aprovados

Você gostaria de ajudar o planeta, mas não tem ideia de como começar a reciclar seu lixo? Quer poupar água e energia sem precisar tomar banho gelado de baldinho? Gostaria de prejudicar menos o planeta mas acha que isso é muito complicado? A resposta para todas essas perguntas está ao alcance dos seus dedos: basta passear na internet!
A internet é uma ferramenta de democratização. Ou seja, ela é livre, todos nós podemos acessar informações ou inserir informações gratuitamente, divulgar fatos e idéias para os nossos amigos através de e-mail, sites de relacionamento, blogs e muito mais!
Tenha atitude! Nós também podemos ser multiplicadores de informações e alertas referente ao meio em que vivemos!!! É isso mesmo, vamos utilizar desta ferramenta de comunicação tão poderosa em favor da natureza! Como podemos fazer isso?
Nós sugerimos que sempre que você estiver on-line, procure acessar sites relacionados ao meio ambiente! Leia, colha as informações, as novidades e repasse para seus amigos da rede!
Nós vamos facilitar essa ação pra você e passar alguns sites bem interessantes sobre ecologia e meio-ambiente.Você pode assistir vídeos ambientais no site ECO1. Este portal é semelhante ao YouTube. É um site em que as pessoas gravam vídeos e colocam lá para que outras pessoas possam assisti-los. A única e principal diferença é que lá só entram vídeos sobre educação ambiental. Aproveite a oportunidade para ensinar o seu filho a proteger o planeta.
Você tem vontade de fazer artesanato com sucatas? Você pode pegar várias dicas no site Arte Reciclada. Neste site tem tudo: como fazer árvore de natal com folhas de revistas, luminária de latinha, cortina de garrafa PET, entre muitas outras coisas. Vale ressaltar que este site reúne projetos de vários artesãos.
Quer aprender como organizar a coleta seletiva em sua casa? Acesse Instituto Akatu - este site mostra como é fácil preservar o meio-ambiente. Traz dicas para evitar o desperdício de água, de energia e também dá muitas orientações.
Você sabe quem são as pessoas e empresas que recebem os recicláveis? Acessando o site Recicloteca, você vai descobrir quais as empresas da sua região que reaproveitam os materiais.
Quer manter-se atualizado sobre o meio ambiente? Acesse o site Planeta Sustentável. Este site reúne uma coletânia de várias matérias verdes publicadas por várias revistas brasileiras. Traz textos reflexivos e orientações práticas para o nosso dia-a-dia.
Está decorando a sua casa ou quer redecorá-la? Então conheça móveis feitos com garrafas PET. Acesse Ecoblogs! Este site reúne vários blogs que trazem idéias diferentes de artesanato com materiais recicláveis. Dá pra fazer cadeiras e sofás com garrafa PET ou luminárias reaproveitando materiais domésticos.
Você quer ter mais atitudes ecológicas? Então, aprenda a diminuir o impacto do efeito estufa acessando o site Iniciativa Verde! Incentiva o plantio de árvores para compensar os gases que emitimos ao andar de ônibus, consumir energia elétrica etc.
Dissemine idéias e construa o futuro utilizando a internet. Saia da teoria, parta para a ação enviando e-mails construtivos para seus amigos através da internet!
Fonte: FEAL.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Eko-Phone


Que tal um alô para o futuro do planeta?Já foi inventado um celular orgânico e biodegradável!


Não é novidade a fascinação do consumidor por lançamentos de moderníssimos aparelhos celulares. Assim como também não é novidade toda a discussão sobre o problema ambiental que a substituição indiscriminada de telefones traz embutida. Pensando nessa questão, a Yanko Design apresentou um celular cuja vida útil tem data marcada para terminar: 2 anos. Este é o tempo que o celular feito de feno leva para se desintegrar.

Você não leu errado amigo leitor! O celular é orgânico!

A preocupação do designer Je-Hyun Kim foi inventar um aparelho que uma vez descartado, não agredisse a natureza. O aparelho feito de feno leva aproximadamente dois anos para se desfazer, e é biodegradável! As partes mais pesadas como a tela e o teclado, podem ser recicladas e reaproveitadas em outro telefone.

O grande cuidado com o “green phone” é não molhar, pois ao invés de parar de funcionar, ele se desmancha! Isso vale para todos os vivem tomando banho de chuva ou para aquela turma de engraçadinhos que gosta de jogar os amigos de roupa e tudo na piscina.
Fonte:Super Interessante

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dicas sobre como colaborar com a sustentabilidade.

Simples e pequenas ações, realizadas diariamente, podem contribuir para a sustentabilidade. Independentemente de outras organizações, leis, governos ou pessoas, cada um pode fazer um pouco em sua casa, seu escritório, na rua, na escola e em outros lugares.


Racionalize o uso da água:

Tome banhos rápidos: 15 minutos consomem 243 litros de água;
Feche a torneira: 5 minutos correspondem a 80 litros de água;
Economize água do banho. Deixe um balde de 10 litros no box e, durante o banho, deixe a água enchê-lo ao invés de escorrer pelo ralo. Ao terminar o banho, despeje a água na máquina de lavar roupas. Se metade de uma cidade com um milhão de habitantes fizer isso, a economia é de 5 milhões de litros por dia, o suficiente para abastecer as casas de uma cidade com 25 mil habitantes.

Separe o lixo orgânico do restante:

O lixo orgânico pode gerar adubo ou produzir energia e o resto poderá ser reciclado, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais.

Reforme ou construa sua casa de maneira consciente:


Colete a água do telhado em uma caixa d'água e aproveite-a para regar as plantas;
Colete água do chuveiro e lavatórios em uma cisterna para aproveitá-la em vasos sanitários;
Instale um aquecedor solar. A economia de energia elétrica proporciona um retorno do investimento, em média, de 10 anos;
Deixe áreas permeáveis no terreno, como gramados. Isso reduz a necessidade de captação de água pluvial pela Prefeitura, além de melhorar a recomposição dos aqüíferos subterrãneos e reduzir a probabilidade e os efeitos de enchentes;
Instale sensores de presença para economizar eletricidade;
Instale aquecedor solar para economizar energia e/ou gás;

Racionalize seu transporte:


Ande menos de carro e mais de ônibus ou qualquer outro coletivo, como o metrô;
Se puder, vá de bicicleta ou mesmo a pé;
Não sendo possível deixar o carro em casa, troque-o por um "flex" e utilize ao máximo o etanol como combustível. Será esse o combustível de transição da nossa matriz energética atual para os carros elétricos ou movidos e energia solar de um futuro próximo;

Racionalize o uso de energia:


Desligue a luz dos cômodos e dos aparelhos que não estão sendo usados;
Instale sensores de presença;
Instale aquecimento solar para complementar a eletricidade e o gás;

Verifique a procedência daquilo que deseja comprar:


Use papel ou outros produtos reciclados. Isso reduz a necessidade de extração de recursos naturais;
Verifique se o produto a ser comprado é certificado: o mercado de madeira ilegal, por exemplo, contribui para o desmatamento, exploração do trabalho
e sua respectivas conseqüências;

São pequenas ações, só que se forem feitas por um grande número de seres humanos, isso trará grandes boas diferenças ao planeta Terra.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Eco Semana ®

Em nosso colégio, o Nec faremos uma Eco Semana,que será uma semana que debateremos assuntos sobre sustentabilidade e etc.A Eco Semana acontecerá de 06 á 09 de abril.


Programação:

Seg:--Coleta Seletiva
Ter:----------------
Qua:--Dia da Fruta
Qui:--Palestra e Encerramento.


Mais informações:


Colégio Nec Estância dos Reis -Mogi das Cruzes

R.Maurício Schwartzmann nº:46 Tel:4796-5500

sábado, 28 de março de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

Banda com Instrumentos Reciclados

Você conhece a Banda Bate Lata? Ela fez todos os instrumentos reutilizando ou reciclando lixo. Atualmente, a banda faz shows no Brasil inteiro e no exterior e já ganhou muitos prêmios internacionais. É muito simples: basta pesquisar os objetos que temos (e os que jogamos no lixo) que produzem sons parecidos com os de instrumentos musicais, como bumbo, reco-reco, pandeiro, triângulo etc. É necessário experimentar o som das latas, baldes de alumínio, panelas velhas, frigideiras, caixas de madeira, restos de pallets, garrafas de plástico de diferentes tamanhos, garrafas de vidro com e sem líquido, pedaços de celofane - em casa, na escola e até na rua, há uma farta variedade de materiais que podem ser reaproveitados. Em seguida, é preciso que alguém que entenda um pouco de música saiba tocar algum instrumento e tenha bom ritmo, para conseguir relacionar as notas da partitura de uma música às "notas" que os instrumentos construídos conseguem alcançar. Com uma letra e uma música, a banda está pronta para ensaiar e mostrar seu trabalho para os amigos, pais e professores.

Como fazer um Vidrofone


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Réguas de madeira, para o suporte, 5 garrafas de vidro, cordel, 5 rolhas novas, 5 camarões e um martelo de brincar.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Uma tesoura, um furador, um canivete, um berbequim com broca de 3 mm, um martelo e cola de contacto.

CONSTRUÇÃO
Este vidrofone pode ter ou não as garrafas apoiadas. Se quiseres podes imaginar um suporte de madeira, baseado na figura anexa. Para isso tens de furar as rolhas com a broca de 3mm (cuidado se utilizares um berbequim eléctrico, porque as rolhas esfarelam-se com muita facilidade. Se puderes utiliza um berbequim manual (é menos perigoso e não esfarela tanto a rolha). Este furo destina-se à passagem do cordel, para que possas pendurar a garrafa, depois de colocares a rolha no gargalo. Vamos agora deslindar o truque de afinar as garrafas. Colocas água da torneira em todas elas. Com um martelo de brincar ou simplesmente com um pau, bates numa delas e tenta ouvir a nota obtida. Para isso necessitas de ter um instrumento correctamente afinado que te vai servir de termo de comparação. Se tiveres um afinador electrónico, mais correcta fica a afinação. Outra ideia é pedires ajuda ao teu professor de música ou a um amigo (amiga) teu que tenha um ouvido musical já educado. Depois com o auxílio de uma palhinha vais retirando água até obteres a nota desejada. É aqui que está o truque. Quanto menos água, mais aguda é a nota. Se quiseres dar cor à água, utiliza anilinas. Depois de cada uma das garrafas afinada, vais colocar as rolhas, para que o líquido não saia. Perder líquido quer dizer que essa garrafa ficou desafinada. Se utilizares rolhas atravessadas por um cordel, depois de as colocares nas garrafas, aplica um pouco de cola de contacto sobre a rolha, que vai ter a função de vedante, para que o líquido não saia.

DECORAÇÃO
Não coloque autocolantes nas garrafas. Eles vão tirar o brilho das notas musicais. No entanto se construír um suporte de madeira, pode dar asas à tua imaginação. Este instrumento em grande, era tocado pelos palhaços do circo. Aqui está uma maneira, de prestar uma homenagem a estes homens, que têm como profissão, fazer-te rir. E a eles, será que lhes apetece rir? As pessoas gostam muito de ir ao circo, durante a época natalícia. Será que o palhaço, não come durante o resto do ano?

COMO TOCAR
Este instrumento não é aconselhado a nervosos, caso contrário, em vez de notas musicais temos cacos de vidro. Como só tem 5 notas, as melodias mais complicadas não poderão ser executadas neste instrumento. Mas se assim o desejares, podes aumentar o número de garrafas e como é lógico, as notas musicais.
Se conseguiste fazer todos os instrumentos, parabéns. Portugal precisa de músicos que defendam o nosso património musical. Aprende a ter garbo naquilo que é português. Afinal estás a proteger aquilo que também te pertence. Se gostaste de ler este livro e de fazer todos estes instrumentos, obrigado, ele foi elaborado especificamente para ti. Mas se puderes, não te esqueças de partilhar os teus conhecimentos, com os teus amigos e amigas.

Como Fazer um Instrumento Reciclado-Maracas


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferência, não serres o cabo da vassoura lá de casa).


FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, serra, martelo, prego, cartão e pedrinhas.


EXECUÇÃO
Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cúbicos. Atravessas a mesma com um pedaço de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (não coloques muitas) e com uma rodela de cartão, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a saída da lata de modo a que as pedrinhas não saiam. Podes utilizar, vários cartões colados, para dares uma maior resistência e evitares a saída das pedrinhas quando estiveres a tocar.


DECORAÇÃO
As MARACAS são sempre instrumentos muito coloridos a base de cores quentes. Mas se tu fores friorento, decora-o como bem lhe preferir


COMO TOCAR
Pega no cabo, ou pega, da tua Maraca e tenta, chocalhá-la ao ritmo da música. Se fizeres duas, para que tenham sons diferentes, coloca mais pedrinhas numa do que noutra. E agora vamos à dança.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Instrumento Sunstentável



Uma empresa de instrumentos musicais está fazendo guitarras com plásticos reciclados.





Feita com plástico reciclado, a Simon Lee está produzindo guitarras com sobras de plástico industrial e plástico reciclado, derretendo tudo e dando uma vida mais digna aos plásticos que certamente poderiam parar em algum aterro sanitário.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Este blog é feito por :
Talles Pantoja
João Vitor
Nicolas Henrique
Vinicius Vidal