segunda-feira, 30 de março de 2009

Eco Semana ®

Em nosso colégio, o Nec faremos uma Eco Semana,que será uma semana que debateremos assuntos sobre sustentabilidade e etc.A Eco Semana acontecerá de 06 á 09 de abril.


Programação:

Seg:--Coleta Seletiva
Ter:----------------
Qua:--Dia da Fruta
Qui:--Palestra e Encerramento.


Mais informações:


Colégio Nec Estância dos Reis -Mogi das Cruzes

R.Maurício Schwartzmann nº:46 Tel:4796-5500

sábado, 28 de março de 2009

segunda-feira, 23 de março de 2009

Banda com Instrumentos Reciclados

Você conhece a Banda Bate Lata? Ela fez todos os instrumentos reutilizando ou reciclando lixo. Atualmente, a banda faz shows no Brasil inteiro e no exterior e já ganhou muitos prêmios internacionais. É muito simples: basta pesquisar os objetos que temos (e os que jogamos no lixo) que produzem sons parecidos com os de instrumentos musicais, como bumbo, reco-reco, pandeiro, triângulo etc. É necessário experimentar o som das latas, baldes de alumínio, panelas velhas, frigideiras, caixas de madeira, restos de pallets, garrafas de plástico de diferentes tamanhos, garrafas de vidro com e sem líquido, pedaços de celofane - em casa, na escola e até na rua, há uma farta variedade de materiais que podem ser reaproveitados. Em seguida, é preciso que alguém que entenda um pouco de música saiba tocar algum instrumento e tenha bom ritmo, para conseguir relacionar as notas da partitura de uma música às "notas" que os instrumentos construídos conseguem alcançar. Com uma letra e uma música, a banda está pronta para ensaiar e mostrar seu trabalho para os amigos, pais e professores.

Como fazer um Vidrofone


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Réguas de madeira, para o suporte, 5 garrafas de vidro, cordel, 5 rolhas novas, 5 camarões e um martelo de brincar.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Uma tesoura, um furador, um canivete, um berbequim com broca de 3 mm, um martelo e cola de contacto.

CONSTRUÇÃO
Este vidrofone pode ter ou não as garrafas apoiadas. Se quiseres podes imaginar um suporte de madeira, baseado na figura anexa. Para isso tens de furar as rolhas com a broca de 3mm (cuidado se utilizares um berbequim eléctrico, porque as rolhas esfarelam-se com muita facilidade. Se puderes utiliza um berbequim manual (é menos perigoso e não esfarela tanto a rolha). Este furo destina-se à passagem do cordel, para que possas pendurar a garrafa, depois de colocares a rolha no gargalo. Vamos agora deslindar o truque de afinar as garrafas. Colocas água da torneira em todas elas. Com um martelo de brincar ou simplesmente com um pau, bates numa delas e tenta ouvir a nota obtida. Para isso necessitas de ter um instrumento correctamente afinado que te vai servir de termo de comparação. Se tiveres um afinador electrónico, mais correcta fica a afinação. Outra ideia é pedires ajuda ao teu professor de música ou a um amigo (amiga) teu que tenha um ouvido musical já educado. Depois com o auxílio de uma palhinha vais retirando água até obteres a nota desejada. É aqui que está o truque. Quanto menos água, mais aguda é a nota. Se quiseres dar cor à água, utiliza anilinas. Depois de cada uma das garrafas afinada, vais colocar as rolhas, para que o líquido não saia. Perder líquido quer dizer que essa garrafa ficou desafinada. Se utilizares rolhas atravessadas por um cordel, depois de as colocares nas garrafas, aplica um pouco de cola de contacto sobre a rolha, que vai ter a função de vedante, para que o líquido não saia.

DECORAÇÃO
Não coloque autocolantes nas garrafas. Eles vão tirar o brilho das notas musicais. No entanto se construír um suporte de madeira, pode dar asas à tua imaginação. Este instrumento em grande, era tocado pelos palhaços do circo. Aqui está uma maneira, de prestar uma homenagem a estes homens, que têm como profissão, fazer-te rir. E a eles, será que lhes apetece rir? As pessoas gostam muito de ir ao circo, durante a época natalícia. Será que o palhaço, não come durante o resto do ano?

COMO TOCAR
Este instrumento não é aconselhado a nervosos, caso contrário, em vez de notas musicais temos cacos de vidro. Como só tem 5 notas, as melodias mais complicadas não poderão ser executadas neste instrumento. Mas se assim o desejares, podes aumentar o número de garrafas e como é lógico, as notas musicais.
Se conseguiste fazer todos os instrumentos, parabéns. Portugal precisa de músicos que defendam o nosso património musical. Aprende a ter garbo naquilo que é português. Afinal estás a proteger aquilo que também te pertence. Se gostaste de ler este livro e de fazer todos estes instrumentos, obrigado, ele foi elaborado especificamente para ti. Mas se puderes, não te esqueças de partilhar os teus conhecimentos, com os teus amigos e amigas.

Como Fazer um Instrumento Reciclado-Maracas


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferência, não serres o cabo da vassoura lá de casa).


FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, serra, martelo, prego, cartão e pedrinhas.


EXECUÇÃO
Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cúbicos. Atravessas a mesma com um pedaço de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (não coloques muitas) e com uma rodela de cartão, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a saída da lata de modo a que as pedrinhas não saiam. Podes utilizar, vários cartões colados, para dares uma maior resistência e evitares a saída das pedrinhas quando estiveres a tocar.


DECORAÇÃO
As MARACAS são sempre instrumentos muito coloridos a base de cores quentes. Mas se tu fores friorento, decora-o como bem lhe preferir


COMO TOCAR
Pega no cabo, ou pega, da tua Maraca e tenta, chocalhá-la ao ritmo da música. Se fizeres duas, para que tenham sons diferentes, coloca mais pedrinhas numa do que noutra. E agora vamos à dança.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Instrumento Sunstentável



Uma empresa de instrumentos musicais está fazendo guitarras com plásticos reciclados.





Feita com plástico reciclado, a Simon Lee está produzindo guitarras com sobras de plástico industrial e plástico reciclado, derretendo tudo e dando uma vida mais digna aos plásticos que certamente poderiam parar em algum aterro sanitário.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Este blog é feito por :
Talles Pantoja
João Vitor
Nicolas Henrique
Vinicius Vidal